3 maneiras de mudar hábitos na sua vida

Como mudar hábitos para ter atitudes melhores

Sabe aqueles hábitos que você tem, mas gostaria de mudar por atitudes melhores? Retirei os ensinamentos mais importantes do livro “O Poder do Hábito” neste artigo para você:

O grande publicitário americano, Claude Hopkins criou uma técnica de três passos para um novo hábito ser criado na sua mente: Gatilho, Rotina e Recompensa.

Para um gatilho ser criado, uma rotina precisa estar associada a ele, junto com uma recompensa (seja ela mental ou física) para validá-la.  

Um exemplo muito bom deste processo é a propaganda da pasta de dente “Pepsodent” criada por Hopkings. Para acionar o gatilho, o publicitário fez um questionamento as pessoas:

“Passe sua língua nos dentes. Você sente uma camada sobre eles? É isso que faz seus dentes parecerem sem vida…”

Depois de acionar o gatilho, era anunciada a “Pepsodent” que acabaria com o problema. Então temos:

  • Preciso da Pepsodent para deixar meus dentes mais brancos (Gatilho)
  • Escovar os dentes (Rotina)
  • Dentes mais brancos e um sorriso mais bonito (Recompensa)

 

Portanto, para mudar seus hábitos antigos e criar hábitos novos e melhores você precisa:

1) Criar um novo gatilho na sua mente: Pare e pense: Se eu costumo chegar atrasada em reuniões, qual o gatilho que me faz ter essa ação? Preguiça? Falta de planejamento? Seja qual for, crie um novo gatilho na sua mente. Ex: Planejar a agenda de reuniões com um dia de antecedência: Tem estacionamento no local? Preciso levar algum documento para cadastro?

Você acaba de criar um novo gatilho na sua mente, e se chegava atrasado em reuniões por falta de planejamento, este não vai ser mais um problema!

2) Associar uma rotina positiva para os novos hábitos: Pense nos resultados positivos que você terá com seus novos hábitos. Continuando com o exemplo da reunião. Com o planejamento, você não vai se atrasar, e consequentemente pode ganhar mais 20 minutos no seu dia. Este tempo pode ser usado para tomar um café e relaxar!

3) Criar uma recompensa mental ou física associada a esse hábito: Tudo que gera recompensa é melhor! Mudar os hábitos além de renovar seu estado mental pode ser uma tarefa prazerosa. Ao final de cada hábito, se presenteie! Se você gosta de livros, a cada objetivo alcançado compre um.

Agora que você já sabe como mudar seus hábitos para ter atitudes melhores, é só colocar em prática.

Renove-se a cada dia e deixe que a mudança positiva seja parte constante da sua vida. Você só tem a ganhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *