4 Dicas Valiosas dos TED Talks Mais Assistidos

Você procura dicas valiosas de pessoas experientes e inspiradoras? Os TED TALKS são palestras que reúnem grandes nomes, do mundo inteiro, a fim de espalhar conhecimento e grandes ideias.

A partir de hoje, vou postar aqui no Blog grandes dicas para os seus negócios, tiradas dos TED TALKS.

Vamos lá:

1. O círculo dourado e a importância de conhecer o seu propósito, segundo o TED TALKS

Todos os grandes líderes e organizações, como a Apple, Coca Cola, Martin Luther King, Nelson Mandela pensam, agem e se comunicam da mesma forma: através do círculo dourado.

01-porque-como-e-o-que

  Todo mundo sabe O QUE faz, algumas pessoas sabem COMO fazem isso, mas pouquíssimas pessoas, empresas ou organizações sabem POR QUE fazem o que fazem. Ou seja, a maioria delas desconhece o seu propósito.

Observando o círculo dourado, grandes líderes se comunicam partindo do centro do círculo, ou seja, do seu propósito, do seu POR QUE.

Por exemplo: a Apple não vende computadores, celulares, ou dispositivos eletrônicos, e sim, um propósito. A Red Bull não vende energéticos, vende experiências que são financiadas através da venda de energéticos.

Tallis Gomes, fundador do Easy Taxi também explicou sobre o círculo dourado durante uma entrevista para o meu canal.

2. As pessoas não compram O QUE você faz, elas compram POR QUE você faz.

Por que qualquer pessoa se sente confortável adquirindo um produto da Apple?

Porque a Apple não vende o seu produto final, vende o seu propósito: usabilidade, facilidade e acessibilidade, através de produtos desenvolvidos com uma interface simples e intuitiva.

A maior parte das pessoas se comunica, na maioria do tempo, sobre O QUE fazem. Partindo de fora para dentro, fazendo exatamente o contrário dos grandes líderes.

3. Oferecer recompensas pode atrapalhar o desempenho das pessoas (é comprovado!)

“Existe um grande desencontro entre o que a ciência sabe, e o que os negócios fazem.”

O famoso método de recompensas que conhecemos, o de oferecer recompensas em dinheiro pelo trabalho das pessoas, não é motivacional. O pior de tudo isso, é que toda a nossa forma de operar negócios, o que entendemos como motivação e o modo como utilizamos os recursos humanos, está pautado nesta ideia.

Este método pode até trazer algum resultado quando a tarefa exercida por seus funcionários é unicamente mecânica, mas para tarefas que exigem criatividade, além de não funcionar, geralmente atrapalha o desempenho das pessoas.

Afinal, quando você oferece recompensas, você estreita a visão das pessoas, restringindo possibilidades e colocando todo o seu foco em um único objetivo: a recompensa

Por isso tarefas cognitivas, que exigem uma visão periférica e de olhar mais aberto, são fortemente prejudicadas por este método. O “pensar fora da caixa” precisa de liberdade, visão ampla e diferentes pontos de vista, não de um bloqueio.

Existem vários estudos realizados que comprovam isto, um deles realizado pelo economista Dan Ariely, com alunos do MIT.

“Incentivos financeiros podem resultar em um impacto negativo na performance como um todo.” Dr. Bernd Irlenbusch, London School of Economics.

O mais preocupante é que enquanto enfrentamos um cenário de crise na economia do país, as pessoas, grandes responsáveis por mudar este quadro, estão sendo motivadas de forma errada.

4. Como potencializar a performance dos seus colaboradores segundo cientistas   

Cientistas da motivação trouxeram 3 elementos importantes, e que motivam as pessoas de fato:

AUTONOMIA: o desejo de direcionar nossas próprias vidas; – DOMÍNIO: o desejo de melhorar cada vez mais fazendo algo que realmente importa; – PROPÓSITO: o desejo de fazer o que fazemos para que sirva a algo maior do que nós mesmos;

Gerenciamento é importante, e útil, se você espera resultados similares dos seus funcionários. Mas se engajamento e participação total é o que você espera, autonomia é o que realmente funciona.

Empresas como Google e Spotify determinam que 20% do tempo da carga horária dos seus colaboradores deve ser utilizado para trabalhar naquilo que desejarem, e dos trabalhos realizados neste período saem resultados incríveis.

É comprovado: a autonomia, o domínio e o propósito podem elevar a produtividade, engajamento, satisfação dos funcionários, clima organizacional como um todo e a rotatividade cai em níveis absurdos.

Gostou das dicas? Compartilhe com aquele seu amigo que está precisando de uma dica valiosa. Deixe o seu comentário, e não esqueça de cadastrar o seu e-mail aqui embaixo para receber semanalmente, em primeira mão, grandes insights para turbinar os seus negócios.

Inscreva-se também no meu canal do YouTube para acompanhar entrevistas com grandes nomes do empreendedorismo no Brasil, como Murilo Gun, Mauricio de Souza e Vitor Belfort.

2 comentários sobre “4 Dicas Valiosas dos TED Talks Mais Assistidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *