O que é e como fazer uma pesquisa de mercado? Veja as ferramentas que recomendamos para fazer a sua.

Montamos um verdadeiro guia sobre Pesquisa de Mercado em formato de vídeo! Para saber o que é, como fazer e algumas ferramentas, é só dar play no vídeo:

Se você já assistiu, e agora precisa das ferramentas que citei, você está no lugar certo!

Para elaborar uma pesquisa de mercado, você sempre vai precisar de informações confiáveis. Mas onde achar estas informações confiáveis com tantas opções na internet? Seguem algumas que já usei e gosto bastante:

Para fazer pesquisas confiáveis para sua Pesquisa de Mercado:

1. Think With Google: Esse site traz um grande volume de conteúdo com dados e insights sobre hábitos de consumo para empresas de todos os tipos. Também pode ser fonte para ideias, e de pesquisa em geral sobre marketing digital.

 

                                                   

2. Sites Confiáveis: Gosto bastante do site do  Sebrae, Exame e Administradores que sempre trazem notícias confiáveis e relevantes sobre empreendedorismo e dados de mercado. Vale pesquisa na busca do Google sobre um tema e já inserir o nome de algum destes sites ao lado, para encontrar o que você precisa.

#Dica: Mesmo usando estes sites confiáveis, sempre vale conferir as fontes usadas por eles em cada matéria.

 

3. Infográficos no Pinterest:   citei o Pinterest em um vídeo do canal,  como fonte de inspiração quando o assunto é layout para produção de posts nas redes sociais. Outro recurso que uso muito da plataforma são os infográficos. Lembrando que, vale conferir a fonte que postou o infográfico, para analisar se é confiável ou não.

 

Agora, se você precisa de uma boa plataforma online para fazer a coleta de dados para sua pesquisa, existem algumas que prefiro. Além da Survey Monkey que citei:

 1. Typeform – A plataforma é toda em inglês, e como o SurveyMonkey, tem na versão grátis para teste e a versão paga. É bem simples de usar! Em pouco tempo, você já vai estar craque para fazer as entrevistas com seu público alvo!

2. Formulários Google – Neste caso, você precisa ter um e-mail do Google (ou Google Drive) para ter acesso a ferramenta de formulários. Existe a versão gratuita de teste e a paga com preços variados. Com a sua conta feita, e só acessar “Formulários Google” e começar a sua pesquisa. O legal é que a plataforma te oferece algumas opções prontas de layouts, para coleta de: Feedback de eventos, formulários e solicitações. Uma maravilha né?

3. Instagram Stories Com o novo recurso de “Enquete” na parte de stories do Instagram, se sua empresa é ativa nas redes sociais, tem um público relevante, que é o perfil que você precisa para responder sua pesquisa, esta é uma ótima opção. A vantagem é que você vai ter uma resposta rápida sem perder tempo!

Recomendo o uso da enquete do instagram stories para pesquisas mais simples do dia a dia, por ter apenas 2 opções de resposta. Você pode salvar o resultado e usar para uma pesquisa de mercado maior, quando precisar.

E você, usa alguma outra ferramenta que não falei no vídeo e neste artigo? Já vai começar a usar alguma que citei? Deixe seu comentário aqui!

2 comentários sobre “O que é e como fazer uma pesquisa de mercado? Veja as ferramentas que recomendamos para fazer a sua.

  1. Como eu trabalho com cosméticos, eu gostaria de saber que tipo de pergunta fazer, no meu caso eu vou fazer minhas pesquisas na rua

    • Oi querida! Você precisa de um objetivo. O que você quer saber do seu público? A partir deste questionamento você começa a elaborar as questões. No vídeo falei algumas outras dicas, arcedito que vai te ajudar bastante. Boa sorte na sua pesquisa. Bjão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *