Tudo sobre educação financeira com Gustavo Cerbasi – Tipos de investimento, vantagens e desvantagens de cada um

Se você quer saber tudo sobre educação financeira, precisa ver o que o Gustavo Cerbasi, que é um dos maiores especialistas de inteligência financeira do Brasil, falou neste vídeo: 

Agora que você já sabe muita dica relevante que o Gustavo falou no vídeo, é hora de saber sobre tipos de investimento, e qual é a vantagem e desvantagem de cada um deles:

1) Poupança: Acredito que é o que a maioria das pessoas conhecem. E a vantagem e desvantagem desse tipo de investimento estão totalmente ligadas. Ele apresenta um baixo risco, e um baixo investimento.

Vantagens: Baixo Risco e você pode tirar o dinheiro a qualquer hora (isso pode ser uma armadilha também se você não se controlar).

Desvantagem: Baixo Rendimento.

2) Previdência Privada: Esse tipo de investimento é destinado a aposentadoria, e tem dois tipos: O Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) e o Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL).

Vantagem: Adia o desconto do Imposto de Renda só no momento do resgate.

Desvantagem: Fique atento às taxas, especialmente as administrativas.

3) CDB: Não, não significa “Com dívida bancária” rsrsr. Espero que não seja seu caso! Rsrsrs. CDB é o Certificado de Depósito Bancário. Você pode emprestar dinheiro para o banco, ou receber (espero que você seja a pessoa que empresta). Depois de um tempo, se você emprestar esse dinheiro, que o banco emprestou para outras pessoas e cobrou juros, ele te devolve esse dinheiro, com parte dos juros.

Vantagem: Não paga taxa de administração.

Desvantagem: Espera mais tempo para resgatar sua aplicação e assim como a poupança, a proteção em caso de falência da instituição bancária é de R$250 mil. O recomendado é que o investimento seja feito nesse valor.

4) Tesouro Direto: É um investimento em títulos públicos emitidos pelo governo. 

Vantagens: É uma opção de investimento de baixo custo e segura, já que os títulos públicos são considerados os ativos com menor risco em uma economia.

Desvantagens: Precisa da intermediação de uma corretora ou banco para fazer a aplicação.

Espero que você tenha gostado e aprendido muito com este vídeo e os tipos de investimento que citei aqui. Deixa seu comentário para saber o que achou!

2 comentários sobre “Tudo sobre educação financeira com Gustavo Cerbasi – Tipos de investimento, vantagens e desvantagens de cada um

  1. Gratidão é a mãe de todas as virtudes, uma pessoa grata sempre terá sucesso e será mais feliz.
    Gostei muito da sua entrevista com o Gustavo Cebasi, foi muito henriquecedor pra mim.
    Muito obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *